Solidariedade à luta do povo Curdo | Novembro 2019

Os e as curdas são o maior povo no mundo sem uma nação, ao encontra-se entre a Síria, Turquia, Iraque e Irã.
Essa população sofre há décadas com diversos regimes ditatoriais, constantes guerras e genocídios de todos os lados, pelos Estados-Nações anteriormente citados, pela forte ocupação militar dos EUA e Russia (braço da OTAN) e, em especial, pelo grupo extremista ISIS (Estado Islâmico ou Daesh). No entanto, foi nesse contexto entre guerras e negligências, que o povo Curdo conseguiu mobilizar uma outra proposta de organização social através de Confederalismo democrático, ecologiasocial e feminismo.
Processo revolucionário admirável que desde 2012 toca no noroeste da Síria o território autogestionado de Rojava

No entanto, devido a disputa entre estados-nações pela região, no dia 22 de outubro deste ano, Rússia, Turquia e a Síria assinaram um acordo para criação de uma “zona segura” de monitoramento conjunto, uma faixa de 30 km entre Síria e Turquia. Local onde encontram-se as principais cidades autogestionada pelos Curdos, como Kobanê, Qamishloe, e outras.

O povo Curdo da Síria resiste com o apoio e defesa das Unidades de Proteção Popular YPG e Unidades de autodefesa das Mulheres YPJ, que agora são expulsas devido a esse acordo imperialista e genocida.
Não é mera coincidência. É tática geo-política bem orquestrada pelo imperialismo econômico.
Uma “clássica” jogada estratégica entre estados-nações para acabar com um processo revolucionário exitoso em andamento.

É a Revolução Curda que impede o avanço de grupos fundamentalistas como o ISIS, é a Revolução Curda que faz possível o combate ao genocídio do povo curdo e de diferentes etnias e culturas. É a Revolução Curda que inspira em nossos corações uma outra sociedade possível. Uma sociedade anticapitalista, antifascista, não patriarcal, não racista, e contra todas as outras formas de opressão e dominação.

Prestamos solidariedade a luta e resistência do povo curdo.

Berxwedan Jiyane
Resistência é vida

Mais informações:
https://resistenciacurda.wordpress.com/2019/10/26/a-ordem-reina-em-rojava/

http://elcoyote.org/geopolitica-curda-e-o-caso-de-rojava/

http://passapalavra.info/2018/04/119300/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *