Em proveito a nossa ida à Porto Alegre-RS na Primeira Feira Anarquista Feminista nos dias 4 e 5 de dezembro de 2021 comparecemos ao Ateneu Libertário Batalha da Várzea para realizar trocas de experiências com companheires de diversos movimentos socais e militantes.

Foi com grande alegria que encontramos coletivos em que construímos nos anos de 2020 e 2021 a Campanha Nacioal de Luta por Vida Digna com diversas outras agrupações pelo Brasil. Entre eles: Resistência Popular, Muralista Muralha Rubro Negra, Mães da Periferia, C.I.T.App e compas da FAG .

Nosso encontro para além de compartilhar nossas práticas de luta popular e solidariedade, também possibilitou a realização deste mural interno que representa a luta atual de entregadores no bairro Azenha onde se escontra o espaço e também carrega a memória daquelus que nos antecederam.

De nossas conversas insurgiu um persona entregando o “buquê de Espertirina”.
Espertirina Martins, presente na logo do Ateneu, foi uma jovem anarquista e sindicalista revolucionária do começo do século XX que junto a Djalma Fetterman, metalúrgico, negro e anarquista da União Operária Internacional e redator do periódico A Luta protagonizaram a Batalha da Várzea durante a Greve de 1917 em que juntos lançaram contra o aparato repressor do Estado as chamas de um povo revolto com a exploração.

Que carreguemos junto a nós a memória incendiária que colocará esse mundo perverso abaixo e as flores que brotarão por um novo mundo.

Viva o buquê de Espertirina!
Façamos nós por nossas mãos!
Organizar-se e Lutar!

Pinte e Lute

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *