Lutar e Educar Contra o Racismo

Durante o mês de novembro fomos na Escola Estadual Padre Anchieta (Agronômica – Floripa) para pintar com as turmas do nono ano!

Os murais fizeram parte das aulas de geografia sobre o dia 20 de novembro e toda a luta do povo preto. O processo de construção das artes foi feito coletivamente, buscando transformar a voz das seis turmas participantes em elementos simbólicos, cores, traços e escritas.

Foram diálogos importantes para compreender e refletir de forma crítica a dívida histórica que o colonialismo fincou com a população negra sequestrada de Africa e as consequências que perduram até os dias de hoje, buscando não só combater o esquecimento histórico, o atual racismo estrutural, mas construir uma outra perspectiva de educação para a liberdade, afirmando que o povo preto resiste e está para além do sofrimento que a braquitude tenta impôr.

Agradecemos o acolhimento da equipe da escola, foram dias pincelados com muita troca de saberes, diversão e de pintar mundos onde caibam muitos outros!

Aproveitamos para lançar convite para fortalecer o ato antiracista convocado pelo Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes – CEPA para o dia 25/01 no Koxixos (Beira-mar Norte) às 19hs.

Mais infos: cepa.sc

LUTAR E EDUCAR CONTRA O RACISMO!

PINTELUTE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *