Terceirizar é precarizar!

TERCEIRIZAR É PRECARIZAR!
Anos finais da década de 1970, em plena ditadura civil-militar, trabalhadores e trabalhadoras do Bairro Floresta em Joinville/SC, iniciaram a Pastoral Operária com objetivo de organizar a luta contra a ditadura e por direitos trabalhistas. Neste cenário possibilitou a criação de uma oposição sindical na cidade. Hoje, está oposição se perdeu para manter a ordem na cidade. Porém, a memória de luta e combate tomamos como nossas. Como parte de construção da memória em luta, o Coletivo Muralista Pinte e Lute realiza o mural contra projeto de lei que legaliza a terceirização proposta pelos patrões e governo federal no Bairro Floresta.
O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30/2015 que está em transição, pretende legalizar e ampliar a já precárias terceirizações, agora para todas as atividades (inclusive atividades-fim) de uma empresa, e as consequências disso serão prejudiciais para as/os trabalhadoras/es e para o consumidor/a. Quem sai ganhando são os empresários, é claro.
As/os trabalhadoras/es terceirizadas/os possuem uma jornada de trabalho semanal com até 3 HORAS A MAIS do que os trabalhadores diretos e ao mesmo tempo os terceirizados ganham em média 27% A MENOS.
Além disso, a terceirização pode FLEXIBILIZAR DIREITOS do/a trabalhador/a, tais como FGTS, férias, etc, além de aumentar a rotatividade dos empregos e incidência de TRABALHO ESCRAVO (90% dos casos de trabalho escravo notificados no Brasil são de trabalhadores “terceirizados”).
Devido às “vantagens” que o dono da empresa (empregador) tem ao contratar trabalho terceirizado também de atividades-fim, eleva-se a demanda desse serviço e possibilita o surgimento de empresas clandestinas, onde as condições de trabalho são precarizadas, o resultado final do produto tem qualidade inferior e a responsabilização e fiscalização das empresas é dificultada.
Com a aprovação deste projeto quem sai perdendo somos todos/as nós. Diga NÃO a aprovação da terceirização do trabalho!
SÓ A LUTA MUDA!
CONSTRUIR A GREVE GERAL NAS RUAS!
———
MAIS INFOS:
Os Problemas da Terceirização

https://www.youtube.com/watch?v=qYSveQfS3MU

Na Volkswagen, um exemplo prático dos problemas da terceirização

https://www.youtube.com/watch?v=UXmDdbqxoQg

Cortez Explica – Terceirização

https://www.youtube.com/watch?v=IW_8Yl_n8W4

—————
FONTES:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *